Dia partido

Um dia inteiro, como nos antigos teatros gregos em que a ação se movia em vinte e quatro horas. A vida inteira pode ser qualquer momento? Zero horas do dia de hoje - o dia. Oi, ainda começamos o dia com esperanças? Joana me olha de relance. Mastigando-me para apreciar o sabor. Essas coisas não tem o menor sentido, paremos. Essa água tem gosto de terra, e ainda me lembra minhas origens, minha gente, se é que possuo alguma semelhança, odeio patriotismo. Mas dá um sentido, né? Não, não tenho interesse em adquirir um novo pacote, passe para outro. Sentido de solidão coletiva? Sentido para chorar em grupo quando alguém mais ou menos parecido conosco sofre uma perda irreparável. Você ouviu falar nos homens porcos? Quais? Aqueles homens brancos que me disseram o que é amar, fuder, ou quais são minhas origens e tudo o que significa minha vida? Amanhã preciso acordar cedo, vê se dorme ainda. Vou sonhar com os homens pig. Unha por unha, vou tirando, olhos as sujeiras, penso nesses pedaços de carne que se esvaem de mim. A vida é um caminho para a morte ou a morte é um caminho para a vida? Que unha difícil, é casco quase. A famosa mão de Deus na vida seria de muita utilidade, não acha? Ih, mulher, você anda pensando demais na vida, para de puxar meu lençol e enxuga o rosto com o pranto que o dia está só começando. Essa parece uma fala minha até, os prantos são sempre os meus. Mas todo mundo tem lágrima, Léo. Até os homens que sentenciam nossos caminhos para a morte? Deve doer a promessa de que o lucro é amor. Sabe aquela história da menina que foi embora e deixou uma carta, ela dizia assim: Só há um jeito de te dizer que em todo esse tempo eu tive medo. Medo de esquecer. Medo de esquecer o esquecido. De interromper o fluxo da sua vida com o pouco de mim. Eu sabia que um dia teria de te dizer que. Só há um jeito de te dizer e é esse. A única maneira correta para exprimir o que meus lábios insistem em calar. Eu vim aqui para te dizer. Eu estou aqui dizendo que tenho que te dizer o que já teria dito se falar fosse o único jeito. Eu estou te dizendo, você entende? Isso é que é a vida, as interrogações não tem resposta nunca, porque a pergunta é para sempre uma nova dúvida e eu não sei nunca o que tu me dizes e isso me deixa louco, sabia? Eu te amo e eu nunca ouvi uma palavra tua que fizesse sentido. Dorme. Olá, senhor, e a vida? Olha, com todo o meu respeito seu Léo, todos os dias que a vejo aqui digo que estou bem e que minha vida vai como deve ir, mas a verdade é que estou sofrendo, Léo. Que nuvens bonitas, você não acha? Eu sofro por dor de viver a vida, o senhor já sentiu? Realmente, quanto mais azul e branco no céu, mais eu amo olhar para ele. Eu sei que o senhor me entende, hoje mesmo eu sofri porque perdi o ônibus e assim que cheguei à casa de meu irmão, ele me falou horas sem que eu pudesse ouvi-lo porque estava triste por não ter conseguido pegar um ônibus no horário e porque em toda minha vida eu perdi todos os prazos para a alegria cotidiana, compreende? Eu só amo a perda, sabe? No entanto, eu não sei como ganhar, sabe? Esse azul turquesa parece que conversa comigo. Antes de encontrar o senhor eu perdi meus óculos e agora não enxergo bem quem passa, e mudando de olhar eu sou outro, sabe? Ou seria outro tipo de azul? Fico feliz que você esteja bem. Nossa! não há nada que me dê mais náusea do que caminhar na rua. Chão sujo, gente barulhenta, perfumes de todo tipo mesclados. Eu amo a diversidade mais que tudo nessa vida, mas eu odeio o perfume da diversidade, eu não sou fascista, eu os odeio sem dó, mas talvez odiar o perfume da diversidade na rua me faça um pouco fascista. Deve ser por isso que eu me odeio. Olá, olá. Sim, eu falo sozinho, fui a pessoa com quem mais conversei na vida. O que você acha do novo presidente? Você conhece aquela fábula dos pequenos homens? Aqueles que viviam esperando um grande homem sem defeitos o qual os salvariam deles mesmos e que um dia, um homem desses comeu metade dos seus irmãos para que pudesse crescer e fazendo isso ele deixou as partes dos irmãos expostas na cidade como prova de que os pequenos merecem ser diminuídos para aprendam a crescer e dizia-se: quem ambiciona crescer pode comer todos os seus mesmo que perca todas as suas qualidades fazendo isso. Não, o que houve com esses pequenos homens? O homem que comeu os irmãos ficou cada vez maior e os menores foram sucumbindo para honrar esse mestre; no final eles estavam tão pequenos que foram sumindo do mapa da existência e o gigante ficou sozinho nesse espaço, até que vomitou todos os irmãos e desses surgiu uma nova cidade. Eu acho que somos todos esses homens pequenos que almejam ser esse grande homem, sabe? Mas sempre precisamos vomitar para lembrarmo-nos do nosso tamanho. É o que pensa de fascistas? Penso isso de todos, até pouco tempo atrás gostaria de saber se não sou um pouco fascista. Claro que não sou e que odeio o novo presidente e o comeria sem vomitar para que ele não pudesse representar ninguém, pois o povo merece respeito, amor, e acesso as suas individualdiversidades, mas até que ponto não sou esse presidente dentro de mim também, sabe? Acho que deu de questão por hoje, Clara, passar bem e esqueça tudo isso que eu disse. Não tenho menos troco, não. Está duro o dia não, acha? Eu não acho muito diferente de todos os outros, mas se você diz, talvez seja mesmo. Acho que às vezes as flores são peixes e ainda não sei a diferença real das coisas; quando pequeno ainda via tudo de forma simples e pequena, hoje tudo é grande e complicado. Esse foi o meu biscoito da sorte às avessas de hoje, você tem a menor ideia do que isso possa significar? Não conheço essa coisa de peixe e flor, para mim cada coisa tem o seu devido lugar e assim tudo funciona. Será que servindo as coisas realmente tornam-se algo? Ou elas só são quando não necessitam servir a fim algum? Quem sabe a finalidade né? Vai ver a flor não tem razão de ser e eu estou aqui te dizendo disparates, perdão, o senhor me entenda, eu saio falando essas coisas para qualquer pessoa porque eu gostaria de entendê-las. Desejo a você um ótimo dia! Aquela fala daquela peça não me sai da cabeça: A- Você tem a menor esperança de que o céu não caia sobre sua cabeça, enquanto gentilmente você só olha pra ele? A Joana já me disse para pensar mais se o céu é turquesa ou se ele pode ficar rosado no pôr-do-sol, ao invés de querer saber se ela desaba ou se eu aguento isso tudo.



Jesline Cantos


Comentários